Thursday, November 29, 2007

Presente de Grego do meu "anjo"




Hoje aconteceu comigo uma coisa muita chata na empresa onde trabalho. Eles estão organizando a famosa brincadeira do "amigo secreto" e tem uma regrinha que toda segunda-feira a pessoa que nos tirou (nosso anjo) deixa um presentinho em uma caixa para que a pessoa vá tentando adivinhar que é seu amigo secreto.

Porém, quando essa regra de só abrir os presentinhos do anjo nas segundas-feiras foi criada eu não estava na empresa e quando foi hoje (quinta-feira), abri o meu presente todo empolgado sem saber que não podia. Pois vocês acreditam que meu anjo me deu uma bíblia de presente e grifou com um marca-texto a passagem da carta de Paulo aos Romanos que é interpretada por muito como a condenação dos homossexuais?! E além de grifar a passagem ela colocou um cartãozinho do Smilingüido com dizeres sobre ajuda de Deus para a nossa vida e no final vinha uma observação para que eu lesse a tal passagem "Paulo 1 (16-32). "

Eu já conhecia essa passagem bíblica e fiquei muito triste quando vi qual tinha sido o meu "presente" do anjo. Depois de muito refletir sobre que atitude tomar, percebi que não dava para ficar calado e simplesmente levar o desaforo para casa. Então escrevi o seguinte e-mail e enviei para todos da empresa:


------------------------------------------------------------------------------------------------


"Boa tarde a todos,


Não sabia que o presente do anjo só deveria ser aberto às segundas-feiras, pois não estava na empresa no dia em que isso foi decidido. Portanto, hoje, assim que vi um pacote com meu nome dentro da caixa, eu o rasguei e vi que havia ganho de presente uma Bíblia Sagrada do meu "anjo".


Para minha surpresa a bíblia vinha com dois cartões e em um deles o "anjo" marcou uma passagem bíblica e pediu para que eu a lesse. Trata-se da carta de Paulo aos Romanos, muito conhecida por ser interpretada como a condenação ao comportamento homossexual.


Como não sei quem é meu anjo, gostaria de dedicar um direito de resposta a ele(a):


"Caro "anjo",


Acredito que tudo que existe na terra é obra e criação de Deus, pois nada acontece sem que Ele permita. Nem uma folha cai de uma árvore sem a permissão Dele.


As pessoas são como são e ninguém pode julgar o comportamento dos outros, pois quando se aponta um dedo para alguém, voltam-se três contra si mesmo.


Tenho Deus no meu coração e acredito que ele me ama do jeito que sou. Sei das minhas qualidades e defeitos e não sou melhor nem pior que ninguém.


O maior e mais bonito mandamento que Deus deixou na terra foi "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei"."


Escrevi isso não porque esteja ressentido, mas porque, assim como respeito a todos, exijo ser respeitado da mesma forma.


Um abraço a todos.


Atenciosamente,


------------------------------------------------------------------------------------------------


Assim que o e-mail chegou às caixas de e-mail dos meus colegas, eles levantaram de suas mesas e vieram até mim. Muitos me abraçaram, apertaram minha mão, me deram apoio e eu sentia nos olhos deles que elas me admiravam pela minha coragem em tomar tal atitude. Foi muito bom sentir o carinho e o apoio daquelas pessoas naquela hora tão difícil.

Existe uma moça evangélica na empresa a quem muitos atribuem o tal presente. Algumas pessoas até reconheceram a letra dela, mas não quero julgar sem saber quem foi realmente. Ela não estava na empresa no momento e vai ler o e-mail só amanhã de manhã.


Tenho que dizer que quase não acreditei que a pessoa que fez isso teve coragem de me dar tal presente. Qual seria a intenção dela? Me converter? Me fazer perceber que o meu estilo de vida é errado? Fazer com que eu me sinta culpado?


Não sei o que se passa pela cabeça dela. Só sei que fiz o que achei mais correto e me senti de alma lavada, principalmente depois do apoio dos meus colegas. A minha gerente não estava na empresa mas me ligou falando que quer conversar comigo pessoalmente amanhã e disse a seguinte frase: "Pelo pouco que te conheço sei que você é maior do que isso que fizeram com você".


Não tenho raiva da pessoa que fez isso, do fundo do meu coração. Só tomei essa atitude porque acho preconceito um absurdo. Não temo represálias, nem temo perder meu emprego por criar polêmica. Apenas me posicionei quando achei que não dava pra ficar calado.

32 comments:

F said...

raphaa, muito bom o que você fez. fiquei bem orgulhoso de você, muito mesmo, queria eu ter coragem de fazer isso, caso um dia aconteça comigo.

o preconceito ainda é grande, mas só assim pra sermos aceitos como normais. não agora claro, msa no futuro.

beijo, do ph.

Râzi said...

Meu lindo, não vou comentar muito... nossa conversa pelo MSN vale mais...

Adoro vc e estou torcendo!

Beijão!

Marco said...

Amigo, fiquei "de cara" com o seu relato. Não sei como é o ambiente no seu trablho, mas imagino que seu "anjo" possa ter te dado seu "presente" com a melhor das intenções. Não é questão de maldade, mas de ignorância mesmo.

Apesar de tudo, parabéns pela sua atitude. Em minha opinião, você não tem o que temer.

Grande abraço!

Anonymous said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

OLA,

ME SENSIBILIZEI MUITO COM O SEU POST E GOSTARIA DE PARABENIZA-LO PELA SUA ATITUDE E CORAGEM...

ESTAMOS CONTIGO NA VISAO!

NAO ESPERO QUE AS TODAS PESSOAS RECEBAM O HOMOSSEXUALISMO DE BRACOS ABERTOS, AFINAL CADA UM TEM O DIREITO DE DEFENDER E CRER NAQUILO EM QUE ACREDITA, BEM COMO MANISFESTAR SUA OPINIAO PROPRIA.
POREM ESPERO DELAS QUE ME RESPEITEM COMO PESSOA SEJA LA QUAL FOR A MINHA OPCAO SEXUAL, QUE NAO ME DISCRIMINEM E MUTO MENOS TENTEM ME IMPOR O QUE E CERTO SEGUNDO A VISAO DELAS...
VOCE DEVERIA TER AINDA ACRESENTADO EM SEU DIREITO DE RESPOSTA QUE DEUS NOS DEU O LIVRE ARBITRIO PARA FAZERMOS DE NOSSAS VIDAS AQUILO QUE BEM ENTENDEMOS... ISSO E MUITO ENFATIZADO EM DIVERSAS PARTES DA BIBLIA.

ASSIM, SE VC TEM SE SENTE FILHO DE DEUS E AMADO POR ELE, VC NAO ESTARA COMENTENDO NENHUM PECADO AO AMAR ALGUEM DO MESMO SEXO E ESTAR EM BUSCA DE SUA FELICIDADE...

DEUS NOS AMA COMO SOMOS, POR ISSO NOS CRIOU ASSIM, E NOS QUER FELIZES.

PARABENS PELO SEU BLOG E UM ABRACO GRANDE!

Anderson Cyrino® said...

ola.
cheguei aqui atraves do post do Ricardo, e acehi mais que digno o que eu li.
sem muito o que dizer, apenas parabens por mostrar a essas pessoas que o mais importante é VC se aceitar da forma que é.
Após isso, na minha opinião, o resto é resto e o que vier é lucro.
um grande abraço e voltarei aqui mais vezes.

BAU DO FAEL said...

boa noite xará ( pelo visto vc se chama Raphael...só que com PH...rs)..migrei do blog do ricardo, após ler o post dele de hoje dedicado a vc. Um dos meus defeitos é a curiosidade e não aguentando fucei aqui no teu espaço. E posso dizer que me surpeendi com a qualidade do ser humano por tras dos textos deste blog.

Sou totalmente contra toda e qualquer forma de preconceito. Não acredito que haja ninguém superior a outro , mesmo os com condições sociais mais abastadas, ou oq for.

Seus amigos sintam-se orgulhosos de vc...se trabalhasse contigo, teria me levantado e apertado sua mão, pela forma com que se defendeu. Esse alguém que pela ignorancia religiosa ( não entremos nos meritos disso) pensa e julga detentora do poder de curar as pessoas, deve se envergonhar da atitude imbecil e ofenciva que se pretou. Que cura é essa que apregoam as pessoas com sexualidade diversificada, escolhas ou atitudes que fujam as "regras". Que regra é essa?

Há muito tempo eu perdi a paciencia com esse tipo de comportamento. Não me calo àqueles que proferem palavras como "aquele pretinho", "aquele velho", " a bicha" ou seja lá que outro termo pejorativo utilizam para se expressar.

Sua atitude te enobrece o espírito. Seja vc sempre, independente do que a pessoa do seu lado pense.

Desculpe estrear no seu blog com um comentário tão gde...

forte abraço...e boa sorte.


Ps.: uma coincidência gde...enquanto escrevia coloquei meu itune pra tocar as musicas aleatóriamente...e fiquei supreso, que a trilha que embalou meu recado, foi To Sir With Love - do filme "Ao mestre com carinho"...rs. Agora qdo escuta-la novamente vou me lembrar desse momento...rs rs rs...eita nóis. Abaixo o preconceito.

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Goiano said...

vc foi corajoso e de defendeu
isso é ter honra e dignidade
cara
virei teu fa
e se por acaso for conversar pessoalmente com a tal garota... tenta ser misericordioso
tenta entender q ela é um ser limitado pela religiao dela

FOXX said...

ai amigo
q péssimo
situação terrivel


mas sabe o que seria uma boa resposta...

numa passagem dos salmos fala:
"davi amou jonathan como um homem ama uma mulher"

depois no msn, qndo eu chegar em natal, me pergunte os versiculos direitinho q te mostro...

se quiser fazer uma camiseta e ir trabalhar com ela todo dia...

hauahuahauahauhaua


e naum me surpreendi com sua atitude
sempre soube q vc era uma pessoa forte

Anonymous said...

vc me emocionou...
bjo.

Rafael said...

Nossa!!! Eu não sei qual seria minha atitude ao receber um "presente" desses. Mas adorei sua atitude... nem te conheço mas já te adimiro por causa disso!!! Parabéns!!!

BinhoSampa said...

Cara, só tenho que bater palmas para você, por ter tomado a atitude perfeita.

Com relação ao seu anjo, infelizmente "eles" são inocentes, porque são induzidos por outras pessoas a fazerem isso.

E como vc mesmo disse no post, devemos amar uns aos outros independente do que sejam.

Abs e Inté.

Ainda mais por dentro...(rick) said...

Kara isso realemente é foda, o preconceito é sutil mas marca, mesmo que possivelmente nao deixe ressentimentos. Essa sua atitude, foi sutil em nenhum momento vc usou de agressão ou baixou o nivel, essas sao as respostas, dessa forma que se vence o preconceito. Acho que esse fato foi um presente pra sua empresa, na verdade pros seus colegas, assim, eles começaram a repensar suas atitudes e não cometer mais essas atitudes.

Fora que ainda serve de exemplo para mim e para outros gays que passam pelas mesmas dificuldades. Isso aí cara, parabens,
força e um feliz natal, sem "anjos"!

Greco said...

Cheguei aqui pelo blog do Ricardo e a única coisa que posso dizer é parabéns.


abs


Greco

Paulo Mamedes said...

Cheguei até aki pelo post do Ricardo... cara essa situação é muito chata, pq além de ter sido de super mal gosto ainda expôs a sua intimidade para a empresa e obrigou vc a responder a altura...
porém com classe, Amei a sua elegância... força aí...

Abraços

Unknown said...

Gatooo! blz? Bem, eu só tenho uma cosia a te dizer: Vc com tua atitude, subiu vários degraus acima! Vc mostrou coragem, respeito, (até para com esse ser baixo que usou Deus para expressar seus preconceitos)e, posso dizer que tb vc foi bastante profissional, por não descer ao nível dela e prolongar a mesquinheza mental que essa criatura que se diz temente a Deus iniciou. duvido que uma chefe sensata tome qualquer represália contra vc... Já contra a criatura ignóbil que te fez isso... Mas, enfim, vc merece aplausos de todos nós pela tua atitude!
BEIJOS, BEIJOS, BEIJOS!

Anonymous said...

Meu, vc é meu orgulho!
Se eu tivesse pego um presente desses, não sei se teria a mesma coragem. Mas sei que teria invejado se outro tivesse feito isso que você fez.
Meus parabéns, você arrasou, e pelo amor de Deus to doido pra saber quem mandou e o que vai acontecer com essa pessoa!

beijos!

Raphinha said...

Fiquei muito triste pelo que aconteceu com vc.O preconceito ainda é muito grande.
Vc teve muita coragem ao fazer isso.E eu te adimiro.Não conhecia teu blog,mas prometo voltar pra lê-lo.

Até...
Grande abraço e cuide-se.

Anonymous said...

E fez o certo.
Poderia parabenizar você cara, mas quero mesmo é depreciar a tal que te mandou isso.

Abração!

Uillow said...

Pois é Rapha... século XXI e ainda temos que conviver com pessoas que têm valores de 3 séculos atrás. Eu tenho pena dessas pessoas. De verdade. Pois, quando a hora chegar, elas vão ver que as coisas não são como certos homens colocaram na cabeça delas, e aí irão se arrepender de atitudes como essas. Mas já será tarde.

E está mais do que parabenizado.

Rafael Calvin said...

De qualquer modo acho que a pessoa que te mandou esse presente é totalmente sem noção, não é mesmo, pois eu teria me ofendido com um presente desses. Ela utilizou da bíblia pra te chamar a atenção, pra apontar um "erro" seu. Isso é mesmo um absurdo mesmo. Ainda bem que vc tem o apoio das pessoas no seu trabalho.
Já vi casos piores.
Força, coragem, e dignidade!
Calvin

Râzi said...

Meu querido, me ajuda e me desculpa!

Vc mora em Fortaleza ou em Recife!!!

Preciso saber!

Beijão!

Monalisa said...

Há quanto tempo não vinha ler suas palavras. E quando venho me deparo com este ato de coragem. Feio para quem escreveu o bilhete e não respeita a individualidade. Bonito para você que soube dar a resposta com amor, sem rancor e com palavras sábias e capaz de fazer qualquer um pensar. Espero que seu "anjo" aprenda a viver em sociedade, a entender que cada um tem o direito de ser do jeito que quiser, que cada um é abençoado por Deus independente da opção sexual. Beijos!

K. said...

O curioso é que, na cabeça da pessoa, ela está fazendo algo bom por você. Dentro dos valores dela, é um presente dado de coração, com preocupação e, talvez, carinho.

Óbvio, foi péssimo e a mentalidade retrógrada e preconceituosa são o cúmulo, e a sua resposta foi certeira, mas me assusta a percepção de que essas pessoas existem, cheias de crenças vazias e cegas que as fazem tomar atitudes que são, a seu próprio ver, uma Cruzada pela alma dos outros.

Anonymous said...

Esse post é um sério candidato ao Post Achievers 2007...

Cara Imperfeito said...

Clap, clap, clap!

Que coragem, viu?

Já conversamos no MSN sobre isso, mas quero mais uma vez expressar a admiração que senti por você e por esta atitude tão corajosa!

Vai ser macho assim aqui em casa!

Eu já gosto demais de você e você mostrou um lado tão forte que eu nem conhecia. Nossas conversas são sempre tão leves, engraçadas, íntimas... Não imaginava que você seria capaz de ter esse peito todo numa situação chata e infeliz como esta.

Parabéns, mais uma vez. Que orgulho!

Goiano said...

Ei e que tal participar do amigo secreto dos bloggers?
Bem as regras estao no meu blog
eu gostaria q vc entrasse
o cara imperfeito falou que vc é bem animado.
me manda um email p te enviar o convite
bjos

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Adorei saber da tua vida aqui através desse blog! Achei cada post melhor que o outro! Um bjão de seu amigo de B. Viagem! :D

Marcelo B. said...

ola como vai? OLha adorei a resposta vc bateu com luvas de pelica digno de sua personalidade, achei lindo sua resposta, odeio os moralistas,os de direita, fascistas, acho que para essas pessoas so o fogo das chamas da prrofundeza vão resolver, mas não fiquei assim não, gente frustrata é assim mesmo, seja superior ok. abção ate

Anonymous said...

Querido, vc nos deve um post contando o que aconteceu depois daquilo...